3. nov., 2016

Migas de todos os santos

Há muitos anos numa povoação perdida algures na Andaluzia um grupo de mulheres decidiu organizar uma espécie de magusto popular para festejar o dia de todos os santos. Mas como um magusto lhes parecia pouco resolveram confeccionar também um prato tipico  da zona, as já célebres migas, (muito diferentes das tradicionais portuguesas).

A ideia agradou e os anos passaram. A fama desta festa chegou longe e até os jornalistas da televisão local vieram fazer uma reportagem.

Aquilo que começou por ser um pretexto para um convivio com as pessoas da aldeia acabou por tomar umas dimensões muito maiores. Costuma realizar-se no dia de todos os santos ou no fim de semana imediamente antes ou a seguir. Mas já no são apenas algumas mulheres que trabalham para isto. A população de uma forma geral está envolvida.

É permitido aos visitantes colaborar na preparação das migas, ajudando a cortar o pão ou descascando batatas ou alhos. E a animação está garantida. Para além do convivio com os locais ainda aparece a banda "Cerro de Andévalo" e vale a pena ouvi-los tocar com um repertório que vai da musica religiosa à musica ligeira. Ainda durante a tarde o "Alcalde" vai com um burro e acompanhado de crianças da aldeia de porta em porta a pedir os "santos"..

Finalmente a partir das oito da noite começa a preparação das migas e a assar castanhas  e sardinhas em plena praça. Com um preço simbólico  de euro e meio por pessoa tem direito a um prato de migas castanhas assadas e uma sardinha e azeitonas, para além do ponche que vai sendo servidoe enquanto espera para ser servido.

Uma experiencia que vale a pena viver alí em Santa Ana la Real, provincia de Huelva, Espanha.

https://www.youtube.com/watch?v=fWdEKjLBfAQ