A mulher das castanhas!

O enorme guarda-chuva azul protegia-a do vento. Em cima do fogareiro o assador de barro crepitava cada vez que o agitava ou lançava um punhado de sal. As castanhas cortadas esperavam a sua vez na gaveta entreaberta, lado a lado com as moedas. As assadas, essas apinhavam-se no cesto de vime onde um pano mascarrado as mantinha quentinhas.

A troco de vinte e cinco tostões via rasgar o jornal com o qual fazia um cartucho onde as castanhas caíam, por entre os seus dedos sujos, até perfazer a dúzia. Por vezes, direito adquirido por ser cliente fiel, ou mais provavelmente movida pelos remorsos da quantidade de castanhas podres, acrescentava uma. 

A mulher das castanhas, como era conhecida, ocupava cada outono o passeio, seu por direito, numa encruzilhada de caminhos ali mesmo ao lado do jardim municipal, até que um dia deixou de aparecer...

"Bolo de Castanhas e Doce de Ovos"

Nível de dificuldade:

Fácil

Tempo de elaboração:

50 min.

 

Bolo de Castanha

Ingredientes: 

500g de castanhas cozidas

6 ovos

200g de açúcar

2c/c de fermento

1/2 chávena de chá de óleo vegetal (100ml)

1 pitada de sal

Preparação:

Aqueça o forno a 180º. Triture as castanhas e reserve. Separe as gemas das claras, reservando estas últimas. Bata as gemas com o açúcar até duplicar o tamanho. Adicione as castanhas e o fermento e misture bem. Junte o óleo e continue a bater até obter uma massa cremosa e uniforme. Junte uma pitada de sal às claras e bata em castelo bem firme. Misture com a massa com movimentos suaves utilizando uma vara de arames. Coloque numa forma untada e leve ao forno a 200º cerca de vinte a trinta minutos. Faça o teste do palido e assim que sair limpo retire. Deixe arrefecer sobre uma grelha para bolos antes de desenformar.

"Doce de Ovos"

Ingredientes:

8 gemas

8 c/s de açúcar

Água qb.

Preparação:

Coloque o açúcar num tacho e junte água até o cobrir. Aqueça até obter o ponto de pérola. Retire do lume, deixe arrefecer ligeiramente e junte as gemas e leve a lume brando sem deixar de mexer até obter a consistência desejada. Atenção, ao arrefecer o doce de ovos vai engrossar mais.

Decore ou se preferir recheie o bolo com o doce de ovos e decore com chocolate fundido.

Nota: nesta receita utilizei castanhas congeladas que cozi cerca de dez minutos em água a ferver.

"After Eigth"

A minha mãe iria gostar deste bolo que conjuga o travo forte do cacau puro com o delicado aroma da menta, ou não fossem os “After Eight” um dos seus chocolates preferidos. A nata é o elo de ligação realçando os sabores.

"Bolo de Chocolate e Menta"

Nível de dificuldade:

Médio

Tempo de elaboração:

120 min.

 

"Bolo de Chocolate"

Ingredientes:

250g de açúcar

300g de farinha com fermento

7 ovos grandes

150g de cacau puro

200ml de óleo vegetal

250ml de água a ferver

1 forma quadrada (28cm)

Preparação:

Acenda o forno e aqueça a 200º. Coloque numa taça todos os ingredientes à excepção da água e misture até formar uma pasta. Junte a água a ferver em fio batendo até se misturar bem com o resto da massa. Coloque numa forma untada e leva ao forno cerca de vinte minutos, ou até que ao espetar um palito este saia seco. Deixe arrefecer sobre uma grelha antes de desenformar.

"Pão-de-ló de Menta"

Ingredientes:

6 ovos tamanho L

225g de açúcar

150g de farinha com fermento

¼ c/chá de fermento

Uma pitada de sal

5 gotas de aroma de menta

Corante alimentar verde, qb.

1 forma quadrada (28cm)

Preparação:

Aqueça o forno a 180º. Bata as gemas com o açúcar cinco minutos ou até que duplique de tamanho. Junte uma pitada de sal às claras e bata em castelo bem firme. Junte à massa a pouco e pouco. Com uma vara de arame envolva com movimentos suaves. Peneire a farinha com o fermento e misture com o creme. Coloque numa forma untada e leve ao forno para cozer, aproximadamente 20 minutos ou até que ao fazer o teste do palito este saia limpo. Deixe arrefecer sobre uma grelha antes de desenformar. 

"Chantilly"

Ingredientes:

500ml de nata para bater

6 c/s bem cheias de açúcar

Bata as natas, que devem estar bem frias, a velocidade média/lenta. Junte as colheres de açúcar de uma em uma misturando bem antes de adicionar a seguinte. Continue a bater até conseguir a consistência desejada.

Para montar o bolo, corte a parte superior do bolo de chocolate para obter uma superfície plana. Cubra com as natas. Corte a parte superior do pão-de-ló de menta, para que fique bem verdinho e coloque sobre as natas com a parte verde para cima. Decore com lápides e caveiras e ossos de chocolate. 

Nota: Decore com lápides e caveiras e ossos de chocolate, ou gomas. Espalhe um pouco do bolo de chocolate que cortou sobre o verde para dar a aparência de terra remexida.

Tomar

Acompanhei a minha mãe à pastelaria “Estrela”, onde me comprou um gelado!  Não recordo o sabor, apenas que era um daqueles cones “enormes” de bolacha estaladiça com uma bola no topo. Os expositores das gelatarias ainda me fascinam e não consigo deixar de pensar como conseguem aquelas montanhas cremosas de diferentes cores e sabores.

"Gelado de Framboesa e Iogurte"

Nível de dificuldade:

Muito Fácil

Tempo de elaboração:

20 min

 

8 pessoas

 

Ingredientes:

600 g de iogurte grego natural

100g de mel
 
300g de framboesas
 
Preparação:
 
Comece por preparar o iogurte de framboesas. Junte a estas 400 gramas de iogurte, setenta gramas de mel e triture bem. Reserve. Seguidamente misture 200 gramas de iogurte com 30 gramas de mel. Encha as formas de gelado alternando os sabores para conseguir um aspecto marmoreado. Coloque os pauzinhos e leve ao congelador quatro a cinco horas.