"After Eigth"

A minha mãe iria gostar deste bolo que conjuga o travo forte do cacau puro com o delicado aroma da menta, ou não fossem os “After Eight” um dos seus chocolates preferidos. A nata é o elo de ligação realçando os sabores.

"Bolo de Chocolate e Menta"

Nível de dificuldade:

Médio

Tempo de elaboração:

120 min.

 

Ingredientes  (Bolo de Chocolate)

250g de açúcar

300g de farinha com fermento

7 ovos grandes

150g de cacau puro

200ml de óleo vegetal

250ml de água a ferver

1 forma quadrada (28cm)

Preparação:

Acenda o forno e aqueça a 200º. Coloque numa taça todos os ingredientes à excepção da água e misture até formar uma pasta. Junte a água a ferver em fio batendo até se misturar bem com o resto da massa. Coloque numa forma untada e leva ao forno cerca de vinte minutos, ou até que ao espetar um palito este saia seco. Deixe arrefecer sobre uma grelha antes de desenformar.

"Pão-de-ló de Menta"

Ingredientes:

6 ovos tamanho L

225g de açúcar

150g de farinha com fermento

¼ c/chá de fermento

Uma pitada de sal

5 gotas de aroma de menta

Corante alimentar verde, qb.

1 forma quadrada (28cm)

Preparação:

Aqueça o forno a 180º. Bata as gemas com o açúcar cinco minutos ou até que duplique de tamanho. Junte uma pitada de sal às claras e bata em castelo bem firme. Junte à massa a pouco e pouco. Com uma vara de arame envolva com movimentos suaves. Peneire a farinha com o fermento e misture com o creme. Coloque numa forma untada e leve ao forno para cozer, aproximadamente 20 minutos ou até que ao fazer o teste do palito este saia limpo. Deixe arrefecer sobre uma grelha antes de desenformar. 

"Chantilly"

Ingredientes:

500ml de nata para bater

6 c/s bem cheias de açúcar

Bata as natas, que devem estar bem frias, a velocidade média/lenta. Junte as colheres de açúcar de uma em uma misturando bem antes de adicionar a seguinte. Continue a bater até conseguir a consistência desejada.

Para montar o bolo, corte a parte superior do bolo de chocolate para obter uma superfície plana. Cubra com as natas. Corte a parte superior do pão-de-ló de menta, para que fique bem verdinho e coloque sobre as natas com a parte verde para cima. Decore com lápides e caveiras e ossos de chocolate. 

Nota: Decore com lápides e caveiras e ossos de chocolate, ou gomas. Espalhe um pouco do bolo de chocolate que cortou sobre o verde para dar a aparência de terra remexida.

Tomar

Acompanhei a minha mãe à pastelaria “Estrela”, onde me comprou um gelado!  Não recordo o sabor, apenas que era um daqueles cones “enormes” de bolacha estaladiça com uma bola no topo. Os expositores das gelatarias ainda me fascinam e não consigo deixar de pensar como conseguem aquelas montanhas cremosas de diferentes cores e sabores.

"Gelado de Framboesa e Iogurte"

Nível de dificuldade:

Muito Fácil

Tempo de elaboração:

20 min

 

8 pessoas

 

Ingredientes:

600 g de iogurte grego natural

100g de mel
 
300g de framboesas
 
Preparação:
 
Comece por preparar o iogurte de framboesas. Junte a estas 400 gramas de iogurte, setenta gramas de mel e triture bem. Reserve. Seguidamente misture 200 gramas de iogurte com 30 gramas de mel. Encha as formas de gelado alternando os sabores para conseguir um aspecto marmoreado. Coloque os pauzinhos e leve ao congelador quatro a cinco horas.