Todos com o bacalhau!

Haverá amigo mais popular que o Bacalhau? Tanto assim que “Bacalhau com Todos” podia ser o titulo de mais um livro de culinária. Não há ingrediente que lhe resista e estamos sempre a descobrir novas formas de o cozinhar. Foi o que me aconteceu uma vez num restaurante em Badajoz…

"Bacalhau com Tomate"

Nível de dificuldade:

Fácil

Tempo de elaboração:

60 min

 

4 pessoas

 

Ingredientes:

4 lombos de bacalhau

2 cebolas médias

4 tomates

1 pimento vermelho grande

1kg de batatinha para assar

1 dente de alho

2 folhas de louro

Orégãos

2 c/c de açúcar 

Azeite

Sal

Pimenta

 

Preparação:

Lave as batatas e seque bem com um pano. Numa tijela regue-as com azeite, polvilhe com sal, pimenta e orégãos e mexa. Coloque num tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cinquenta minutos. Mexa-as de vez em quando para que assem por igual, cerca de cinquenta minutos. Entretanto prepare o molho de tomate. Descasque o tomate, a cebola, o pimento e o alho e corte-os em pedaços pequenos. Leve ao lume um tacho com duas colheres de sopa de azeite mexendo sempre durante cinco minutos. Tape o tacho e mantenha em lume brando trinta minutos. Triture com a varinha mágica e tempere com sal e pimenta. Adicione uma colher ou duas de chá para reduzir a acidez do tomate. Junte duas folhas de louro e coloque os lombos de bacalhau. Tape e deixe cozer durante quinze minutos. Retire as folhas de louro, e sirva acompanhado das batatas assadas.

Mariscos

Nesta experiencia culinária tenho feito o possível por tocar todas as teclas, utilizando também produtos que não consumo habitualmente. Os mariscos nunca foram o meu forte, não é segredo. Para apreciar é preciso gostar muito e sinceramente não me chamam a atenção. Mas isso não quer dizer que não goste do sabor que transmitem a alguns pratos.

"Arroz de Lavagante"

Nível de dificuldade:

Fácil

Tempo de elaboração:

50 min

 

4 pessoas

 

Ingredientes:

2 lavagantes, (cerca de 500g cada)

1 tomate

½ alho francês

3 dentes de alho

1 cebola média

1 malagueta

½ pimento vermelho

2 cubos de caldo de peixe

3 chávenas de arroz carolino

1 litro de água

1 chávena de vinho branco

Coentros picados

Azeite

Sal

Preparação:

Prepare o lavagante, separando a cabeça, as patas do corpo. Divida a cabeça em duas partes com uma faca. Parta as pinças com o cabo de uma faca ou um martelo pequeno e corte o lombo pelos anéis. Para preparar o caldo ferva a água e adicione os cubos de caldo de peixe. Espere que se derretam completamente antes de utilizar. Pique a cebola e o alho, coloque num tacho com o fundo coberto de azeite junte a malagueta e refogue cinco minutos sem deixar de mexer. A seguir adicione o alho francês picado muito fino e o tomate e pimento cortados em cubos pequenos. Junte as cabeças, patas e rabo dos lavagantes e tape. Deixe suar cerca de dez minutos antes de juntar o arroz logo seguido de quatro chávenas de caldo de peixe e uma de vinho. Tape novamente e deixe cozer em lume médio. Passados quinze minutos junte os lombos de lavagante e tempere com sal. Se for necessário adicione um pouco mais de caldo. Assim que o arroz estiver cozido retire do lume, polvilhe com coentros picados e sirva.

Nota: Pode preparar o caldo com a cabeça do lavagante. Pique uma cebola pequena, e um dente de alho e refogue-os com um pouco de azeite. Junte a cabeça e pressione com uma colher para soltar todo os sucos. Seguidamente junte um cálice de brandy para flamejar, e imediatamente um copo de vinho branco, e finalmente água para cobrir. Deve coar o caldo antes de usar.