Charlotte

A minha primeira vez com a Charlotte foi há trinta anos e foi um daqueles momentos intensos que ficam na memória. Aconteceu graças a uma prima nossa na festa de baptizado da minha sobrinha. Os tempos eram outros e havia o espirito de entre-ajuda. Confesso que a minha mãe teve algo a ver e marcou-me de tal forma que não tive coragem de repetir, por medo de não conseguir fazê-la e ainda estragar essa recordação. O prazer  de saborear aquela mistura de chocolate com natas que constrastava com a leveza dos palitos de la reine... Muitas vezes criamos uma imagem ideal de algo e pareceu-me que já era tempo de confirmar aquelas sensações e fiz a minha versão com frutos vermelhos para comemorar o segundo aniversário do luissweetkitchen. Espero que gostem tanto como eu!

"Charlotte de Frutos Vermelhos"

Nível de dificuldade:

Fácil

Tempo de elaboração:

30 min + 120 min

 

Ingredientes:

200g de palitos de la reine

3 iogurtes gregos

300g de queijo de barrar, light

60g de açúcar

10g de gelatina neutra 

80ml de leite

4 c/sopa de vinho do Porto

500g de morangos

100g de framboesas

100g de amoras

1 forma de fundo amovível (22cm)

Preparação:

Forre o fundo da forma com papel vegetal. Lave os morangos, reserve alguns para decorar  e corte os restantes em quartos. Corte as pontas dos palitos de modo a que sobressaiam ligeiramente do lado da forma. Hidrate quatro folhas de gelatina em água fria durante dez minutos. Entretanto cubra o fundo da forma com palitos, utilize também os pedaços que cortou e forre os lados colocando os palitos ao alto. Bata o iogurte com o queijo creme e o açúcar. Aqueça um pouco de leite, sem deixar que ferva, junte a gelatina e mexa até derreter completamente. Adicione ao resto do preparado e misture bem. Regue os palitos da base com vinho do porto. Deite metade do creme e tape completamente com morangos cortados em quartos. Cubra com o resto do creme e decore com morangos cortados ao meio, amoras e framboesas. Conserve no frigorífico até ao momento de servir. 

Nota: O ideal é servir apenas no dia seguinte. Para dar mais brilho aos frutos hidrate uma folha de gelatina e derreta-a num pouco de água quente na qual misturou duas colheres de sopa de vinho do porto e outra de açúcar. Regueas frutas com este liquido.

Mousses

Confesso que estou a tornar-me fã das mousses! Um amigo sugeriu-me há uns meses que provasse a mousse de limão, mas por umas coisas ou outras ainda não tinha tido oportunidade. Agora que a primavera chegou pareceu-me a altura certa. Troquei as natas pelo iogurte natural, os limões pelas limas, reduzi a quantidade de leite condensado e num abrir e fechar de olhos, o tempo que demoramos a abrir a lata do leite condensado, os iogurtes e a ralar as cascas das limas a mousse estava pronta.

"Mousse de Lima"

Nível de dificuldade:

Muito fácil

Tempo de elaboração:

15 min + 60 min

 

4 pessoas

 

Ingredientes:

3 a 4 limas

4 iogurtes gregos naturais

135g de leite condensado

Frutos vermelhos. qb.

Preparação:

Com um ralador raspe a casca de duas limas e reserve. Esprema  três limas, passe o sumo por um coador e misture com o leite condensado. Adicione os iogurtes e bata até misturar completamente. Coloque em taças e reserve no frigorífico cerca de uma hora. Decore com a raspa das limas e frutos vermelhos.

Nota: Se pretender uma mousse um pouco mais doce adicione mais leite condensado. Pode também decorar a taça com uma fatia de lima.