O Café Inglês!

As melhores férias aconteciam quando participava nas escavações do Castelo de Silves. Na opinião de alguns era trabalho, mas para mim significava fazer uma coisa de que gostava. Era a oportunidade de realizar um sonho de infância, trabalhar em arqueologia e conhecer outras pessoas. Durante alguns anos foi assim, levantar cedo e sair da rotina enquanto estava concentrado no que estava a fazer. Depois havia os momentos de descanso em que todo o grupo ia almoçar ao Café Inglês. Um restaurante gerido por um inglês ali mesmo ao lado do Castelo. Geralmente o menu dependia da criatividade da cozinheira e as únicas opções eram mesmo para a sobremesa. Destacava-se uma sobremesa à base de amêndoa e amaretto mas também os bolos caseiros. E foi um deles que ficou na minha memória, um bolo de banana que surgiu como resposta às bananas demasiado maduras. Uma delícia!

http://www.cafeingles.com.pt/

"Bolo de Banana com Caramelo"

Nível de dificuldade:

Médio

Tempo de elaboração:

30 min + 40 min

 

Ingredientes:

3 ovos

3 bananas maduras (aproximadamente 300g)

125g de açúcar

150g de farinha

15g de fermento

50g de óleo vegetal

1 iogurte natural

1 pitada de sal

Preparação:

Começamos por aquecer o forno a 180º. Untamos uma forma de bolo inglês com manteiga e polvilhamos com farinha. Em alternativa podemos forrar a forma com papel vegetal e untar com manteiga. Batemos os ovos com metade do açúcar até formar um creme uniforme. Tritura as bananas com o resto do açúcar e junta o iogurte. Misturamos o creme de banana com os ovos, com uma espátula, com movimentos envolventes para não baixar. Seguidamente juntamos o óleo misturando sempre e finalmente juntamos a farinha, o fermento e o sal passando-os por uma peneira. Envolvemos, colocamos na forma e levamos ao forno cerca de 30 a 40 minutos, ou até que ao espetar com um palito este saia limpo. 

Enquanto o bolo está no forno preparamos a ganache de caramelo. Deixamos arrefecer o bolo cerca de dez minutos antes de retirar da forma. Decoramos com a ganache e banana cortada em rodelas.

Ganache de Caramelo

Nível de dificuldade:

Muito fácil

Tempo de elaboração

20 min

 

Ingredientes:

125g de chocolate de culinária

50g de açúcar

2 colheres de sopa de água

125g de nata para bater

1 colher de chá de sal

20g de manteiga sem sal

Preparação:

Parta o chocolate em pedaços e reserve. Num tacho coloque o açúcar e a água e deixe caramelizar em lume brando até ficar de um tom amarelo-torrado. Retire do lume e junte metade das natas. Quando arrefecer ligeiramente, deixar de ferver, junte o resto das natas. Leve novamente ao lume até começar a fervilhar, retire e junte o chocolate. Deixe o chocolate derreter antes  juntar o sal e começar a mexer. Quando a mistura estiver uniforme deixe arrefecer fora do frigorífico, cerca de uma a duas horas antes de colocar sobre o bolo.

Os santos...

Cá em casa na véspera do “santos” era costume ir tratar das campas dos nossos antepassados, lavar, limpar, colocar flores… Para mim era o pretexto ideal para um passeio a pé numa tarde de outono e ainda visitar o cemitério. Gostava de percorrer as ruas vendo os jazigos e sepulturas mais antigas, e claro, como não podia deixar de se ir espreitar o ossário. Depois vinham as flores, habitualmente crisântemos, grandes ramos de flores de um amarelo acastanhado…

Da doçaria apenas me lembro dos “casamentos” de que não gostava, com passas de figo e noz. Também não costumávamos utilizar a abóbora na comida, embora por vezes houvesse alguma em casa, normalmente enorme. Confesso que sentia curiosidade pelas aboboras recortadas com a vela no interior, mas por outro lado parecia-me um desperdício, por isso quando vi estas formas não resisti e decidi experimentar esta receita de abóbora e noz.

"Bolo de Abóbora e Noz"

Nível de dificuldade:

Fácil

Tempo de elaboração:

30 min + 40 min

 

Ingredientes:

500g de abóbora

150g de açúcar

200g de nozes trituradas

350g de farinha

200 ml de óleo vegetal

4 ovos

5 colheres de café de canela

2 colheres de sobremesa bem cheias de fermento

1 pitada de sal

Preparação:

Pese a abóbora e coza até que consiga espetá-la com um garfo, cerca de quinze minutos. Corte em pedaços pequenos e triture. Bata os ovos com o açúcar até formar um creme esbranquiçado. Adicione o óleo em fio sem deixar de bater. Seguidamente junte a abóbora, a farinha, o fermento, a canela e o sal e envolva bem. Coloque em formas untadas com manteiga e leva ao forno cerca de trinta a quarenta minutos, ou até que ao espetar um palito este saia limpo.

Nota: O tempo no forno depende do tamanho das formas. Pode decorar o bolo com glacé real ou ganache de chocolate.