11. may., 2017

"Confort food"

Gosto de ler! Cresci numa época em que a televisão emitia apenas da uma da tarde até cerca das três e mais tarde das seis à meia-noite. Não havia computadores, telemóveis e outros “enredos” e restava brincar, fazer algum tipo de atividade ou simplesmente ler.

Se já lia bastante ainda o fiz mais quando descobri a biblioteca da fundação Calouste Gulbenkian! Viajava no tempo e no espaço vivendo mil aventuras ao lado das personagens, como se fosse um deles. Ainda hoje tenho esse “vício”  e continuo a preferir livros impressos apesar dos e_readers serem mais práticos e sofisticados.

Numa das muitas visitas que faço habitualmente às livrarias, vi um livro que me chamou a atenção quer pelo colorido da capa quer pelo nome, “Amigas entre fogones”, na edição em português “Amor e guloseimas”. A autora, Kate Jacobs, não me era estranha e ao ver a sua biografia constatei que lera outro livro dela há algum tempo. Este, pelo resumo impresso na contracapa, prometia!

Acabou meio esquecido debaixo de outros livros e revistas até que o voltei a encontrar e decidi começar a lê-lo, ainda que um bocadinho reticente... Mas fui imediatamente cativado pela história. Imagine-se uma estrela da televisão americana, uma conhecida apresentadora de programas culinários tem a sua estabilidade profissional ameaçada pela quebra do nível de audiências. Como se isso não fosse suficiente tudo indica que pode ser substituída por uma apresentadora mais nova e de físico exuberante. Durante uns dias vivi momentos que variaram entre os hilariantes quando a autora descrevia situações fora de controle durante as emissões do programa ou mesmo de ternura enquanto se fortaleciam ou quebravam vínculos de amizade. Curiosamente apesar de não se fazer qualquer referencia a pessoas reais acabei por encontrar algumas semelhanças com uma conhecida apresentadora e referencias veladas a outros chefs. 

É o género de livro que desejamos continua a ler pela dose de boa disposição que nos transmite. Leitura recomendada para descontrair!