Blog

23. ene., 2019

Comprar: "Na cozinha com Henrique Sá Pessoa"

Henrique Sá Pessoa um dos nossos chefes que mereceu a distinção de uma estrela Michelin apresenta neste livro mais uma série de receitas simples e saborosas, inovadoras e com um toque de distinção. Organizadas por temas vai certamente tornar-se indispensável na sua cozinha. Acredite que vai querer experimentá-las todas!

22. ene., 2019

Comprar: "Jantaradas" 

Se costuma convidar amigos e familiares para jantar sabe a dificuldade que temos na escolha do menu agravadas pela falta de tempo ou ideias para cozinhar. Neste livro o Chef Kiko apresenta vinte menus diferentes que incluem, petisco, entrada, prato principal, sobremesa. Um total de oitenta receitas utilizando ingredientes fáceis de encontrar em qualquer supermercado e tão simples que até os mais inexperientes na cozinha conseguem fazer.

3. dic., 2018

"Las Hijas del Capitán"

Publicar o primeiro livro e ver como este se torna um enorme êxito de vendas traduzido a mais de 25 idiomas, ser adaptado para a televisão sob o formato de uma mini série também ela um recorde de audiência não acontece todos os dias. Este poderia ser o começo de mais um romance de Maria Dueñas, professora de filologia inglesa. "O Tempo entre Costuras" conta a história de uma modesta costureira espanhola que se torna espiã ao serviço do Império Britânico. Atingir essa categoria requer muito trabalho e talento, mas complicado mesmo é manter esse nível. Nos anos posteriores publicou outros romances como "Misión Olvido" e "La Templanza" mas nenhum conseguiu cativar-me como  “O Tempo entre Costuras". O seu último romance "Las Hijas del Capitán" conta-nos o dia a dia de três jovens mulheres que são obrigadas a deixar a sua terra natal em Espanha, para começarem uma nova vida num país desconhecido onde nem sequer falam o idioma oficial. Uma história que se prolonga por mais de seiscentas páginas, quanto a mim excessivas e com um ritmo demasiado lento. Pontos a favor o excelente trabalho de pesquisa que permitiu à autora recriar na perfeição o dia-a-dia das comunidades de emigrantes espanhóis no Nova Iorque dos anos trinta e capítulos curtos que fazem que a leitura seja um pouco mais amena.

30. sep., 2018

Sou uma daquelas pessoas que se queixam do preço das sobremesas mas quando sabemos tempos de elaboração e custos aproximados dos ingredientes não são tão caras! Claro que há excepções à regra. O que me tira do sério é tentarem vender gato por lebre como  me aconteceu à uns anos, num restaurante de certo prestigio, onde depois de uma refeição com um serviço de mesa impecável me serviram uma mousse de chocolate  que de caseira apenas tinha o facto de ter sido batida no local. Às vezes provo alguma sobremesa mais elaborada e é um prazer para a vista e o paladar. A apresentação é uma pequena obra de arte onde se joga com cores, formas, texturas e sabores. Há dias assisti a um workshop de “Pastelaria Criativa” dirigido pelo chefe Fernando Roman, eleito melhor pasteleiro da Extremadura, (Espanha),  na “IV Edición del Certamen Nacional de Gastronomia”. Pareceu-me uma oportunidade de aprender alguma coisa, mas devo ter pecado por excesso de confiança,pois nem estava à espera de tantas elaborações ou profissionais do ramo. Francamente ponderei sériamente dar uma desculpa e sair de fininho. O chefe depressa nos pôs à vontade distribuindo tarefas e instruções. Com uma linguagem acessível e profissionalismo demonstrou que com técnicas  e produtos comuns é possível criar sobremesas dignas de um qualquer restaurante com estrelas Michelin!