Blog

9. may., 2019

Há anos que queria ir ao Congresso das Sopas em Tomar, mas por preguiça ou esquecimento a oportunidade nunca surgia. Este ano reuni um grupo de amigos e fomos em excursão. Não preciso de desculpas para passear à beira do Nabão não fossem os meus avós naturais desta cidade. Quarenta e cinco minutos antes da abertura ao público as filas nas entradas do parque do Mouchão eram grandes e levavam-me a pensar se não seria melhor desistir e procurar um restaurante. Mas o tempo passou sem dar-mos por isso enquanto discutíamos quais seriam as melhores sopas e conversávamos com uma família frequentadora habitual do evento.  É que  nos indicaram onde podia comprar as senhas de acesso  e explicaram de que se compunha o kit das sopas. Pois… Leram bem, kit das sopas porque se estão a pensar ir de mãos a abanar sem tijela, copo e colher… O que mais me surpreendeu uma espécie de suporte em madeira e derivados que permitia segurar o copo e a tijela deixando uma mão livre para comer com toda a comodidade. Com a colaboração de trinta e dois restaurantes e cinquenta sopas, (de peixe, enguias, lampreia, carne, legumes), era complicado senão impossível mesmo provar todas, podendo dizer-se o mesmo dos vinhos já que eram cinco as adegas/produtores que participavam no evento. Uma organização excelente da Câmara Municipal de Tomar, em parceria com o CIRE, CP e o patrocínio do Pingo Doce e Delta Cafés. E se depois de ler isto a fome apertou o melhor é ir a um dos restaurantes da cidade porque vai ter de esperar até ao próximo ano para ir ao XXVII Congresso da SOPA!

6. may., 2019

Comprar: "O Trono de César"

Desde que me lembro que a Roma antiga leia-se Império Romano me fascina! No nosso país convivemos com vestígios arquitectónicos e arqueológicos desse período e essa admiração crescia com as grandes produções de Hollywood, documentários, livros e imagens que encontrava. Há quase vinte anos uns amigos ofereceram-me um exemplar de “Sangue Romano” de Steven Saylor, o primeiro volume da série Sub-Rosa. Conheci Gordiano também chamado “O Descobridor” e acompanhei-o nas suas viagens e aventuras desde os tempos de Sula o ditador aos últimos dias do reinado de César. Viajei pelo Império Romano e visitei as Sete Maravilhas do Mundo aprendendo um pouco mais sobre a vida e a situação política da época. Neste que me aventuro a dizer possa ser o último volume da colecção a história decorre num período de tempo relativamente curto, (catorze dias), nos quais conhecemos Cina, (considerado o melhor poeta romano durante um período de cerca dez anos e de cuja obra restam apenas alguns fragmentos). "Presenciamos" o culto a Baco através dos rituais das Liberais e os últimos dias do reinado de César, interrompido com a sua morte violenta a mãos de conspiradores. Saylor encerra assim uma época fértil em acontecimentos históricos e pela primeira vez deixa entrever uma possível continuação da série tendo como personagem principal algum dos filhos de Gordiano. Resta-nos esperar!

23. ene., 2019

Comprar: "Na cozinha com Henrique Sá Pessoa"

Henrique Sá Pessoa um dos nossos chefes que mereceu a distinção de uma estrela Michelin apresenta neste livro mais uma série de receitas simples e saborosas, inovadoras e com um toque de distinção. Organizadas por temas vai certamente tornar-se indispensável na sua cozinha. Acredite que vai querer experimentá-las todas!

22. ene., 2019

Comprar: "Jantaradas" 

Se costuma convidar amigos e familiares para jantar sabe a dificuldade que temos na escolha do menu agravadas pela falta de tempo ou ideias para cozinhar. Neste livro o Chef Kiko apresenta vinte menus diferentes que incluem, petisco, entrada, prato principal, sobremesa. Um total de oitenta receitas utilizando ingredientes fáceis de encontrar em qualquer supermercado e tão simples que até os mais inexperientes na cozinha conseguem fazer.